sexta-feira, 13 de julho de 2012

Caminhada orientada no Centro Histórico de Porto Alegre

Arquitetura do Centro Histórico em caminhada orientada

13/07/2012 09:08:01

Foto: Cristine Rochol / Arquivo PMPA
Margs e Memorial serão alguns dos locais visitados
Margs e Memorial serão alguns dos locais visitados

Será realizada neste sábado, 14, mais uma edição da caminhada orientada Viva o Centro a Pé. A saída será às 10h, na rua Demétrio Ribeiro em frente à Praça Daltro Filho. Monumentos, elementos escultóricos e arquitetônicos, simbologias da fachada da Biblioteca Pública e do memorial do RS e visitação ao Museu de Artes do RS (Margs) compõem o roteiro da caminhada.



As inscrições devem ser feitas pelo e-mail vivaocentroape@gmail.com, e aguardar confirmação. Para participar é necessário doar alimentos não perecíveis, que serão encaminhados a instituições do município. Outra opção é a doação de ração para cães e gatos, que será posteriormente distribuída pela Secretaria Especial dos Direitos Animais (Seda). Existem caixas para o recolhimento no ponto de saída das caminhadas. Outras informações pelo telefone 3333-1873.

Os participantes subirão o Viaduto Otávio Rocha até a Praça da Matriz, com parada para conhecer os detalhes do Monumento a Júlio de Castilhos. Com referência à Revolução Francesa, serão analisados elementos e personagens alusivos à data magna da França, 14 de julho. Outros elementos arquitetônicos que fazem referência à França estão presentes na fachada da Biblioteca Pública, com forte influência positivista.

Na Praça da Matriz, segundo o orientador da caminhada, professor de Escultura do Atelier Livre da Prefeitura, José Francisco Alves, serão salientadas as esculturas no fachadismo de dois magníficos prédios públicos com estatuária alusiva à função dos mesmo: os prédios dos Correios, hoje Memorial do RS e a antiga Delegacia Fiscal do Tesouro, hoje abrigando o Margs. "Do terraço do Margs teremos uma visão privilegiada da Praça da Alfândega, com seu novo paisagismo. Antes dos aterramentos a área da praça era alagada pelo Guaíba. As pessoas poderão conhecer parte dessa história", completa José Francisco, que é curador-chefe do Margs e autor do livro "A Escultura Pública de Porto Alegre".

Fotos - Os participantes do passeio poderão participar do concurso de fotografias que visa premiar as melhores fotos produzidas durante as caminhadas orientadas. As imagens precisam ser tiradas durante os passeios, mostrando os detalhes, lugares ou personagens que mais chamaram a atenção do participante. O regulamento pode ser consultado no o portal, da PMPA, clicando aqui. Haverá premiação para as melhores fotos que deverão ser encaminhadas para o e-mail poaeucurtoeucuido@gmail.com, acompanhadas do nome completo, RG do participante e número de telefone para contato.
Caminho dos Antiquários - A feira Caminho dos Antiquários é parte integrante de programas do governo municipal. Com o objetivo de revitalizar a área central, o espaço já repleto de lojas de antiguidades, foi transformado em uma grande feira a céu aberto. A rua Marechal Floriano, entre a Fernando Machado e a Demétrio Ribeiro, é fechada ao trânsito e as lojas colocam seus produtos na rua.

As caminhadas do Viva o Centro a Pé são realizadas duas vezes por mês, sempre aos sábados, orientadas por professores especialistas em história ou arquitetura. A realização é da Secretaria do Planejamento Municipal (SPM), da Cultura (SMC), Turismo (SMTUR), Programa Viva o Centro e Gabinete da Primeira Dama, com apoio da Cia Carris e EPTC. Visite o site:www.portoalegre.rs.gov.br/vivaocentro.

Fonte:  www.portoalegre.rs.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...